domingo, 24 de novembro de 2013

Comunicação Alternativa auxiliando deficientes a se comunicarem

A paralisia cerebral é entendida como resultado de uma lesão ou uma má formação do cérebro,permanente que existe desde a infância.A lesão que atinge o cérebro quando é imaturo interferem no desenvolvimento motor da criança segundo Bobath(1979).A Paralisia cerebral interfere na  locomoção, movimento, postura, linguagem entre outras atividades.Segundo Nunes(2002) a comunicação é uma necessidade básica entre os homens,portanto é um aspecto fundamental para sobrevivência.Sem poder se expressar o indivíduo minimiza-se ao seu universo;não tendo como socializar-se e explorar o mundo em que vive.
Diversos avanços tecnológicos no campo educacional vem sendo criados para atenderem alunos deficientes,auxiliando assim a inclusão dos mesmos no contexto escolar.
Para isso foi criada a comunicação alternativa e ampliada (C.A.A) que é uma forma que o aluno se comunicará com seu professor,utilizando as pranchas de comunicação que podem ser construídas com materiais simples como cadernos,quadro de pregas,flanelógrafo, painel de alumínio para fixar cartões com imãs,colete,pastas e outros.As pranchas precisam ser personalizadas de acordo com a condição motora do aluno.                                                                                                                                                      
     

Funcionabilidade -Para que o sistema seja eficaz o aluno precisa perceber que o mesmo funcione.Portanto,quando o aluno,por exemplo desejar tomat água,só poderá se sinalizar na prancha de comunicação seu desejo.


Benefícios-O sistema auxilia no desenvolvimento das habilidades cognitivas,motoras e afetivas.Contribui para melhorar a auto-estima do aluno.



Aplicabilidade-O aluno mostrará através das figuras na  prancha de comunicação o seu desejo e também mostrar o aprendizado durante o processo do sistema.


Dificuldade-Segundo a professora Eliane Prado quando o grau da paralisia cerebral é severo fica difícil trabalhar com figuras,pois precisa ser trabalhado por vastos períodos e em casa o aluno também teria que estar fazendo o uso dessa comunicação para que fosse uma só.

Vantagem-Facilita a comunicação entre aluno e professor favorecendo a aprendizagem , dando ao aluno a capacidade de ser compreendido socialmente.



Compatibilidade-Em casos onde a paralisia é de um grau mais severo seu uso não apresenta grandes avanços.

Público alvo-Alunos com paralisia cerebral,deficiência mental,auditiva,autistas ou com deficiências múltiplas.

A comunicação alternativa é uma forma dos alunos com deficiência poderem se expressar e assim serem incluídos no ambiente escolar,facilitando a relação professor e aluno e contribuindo significamente para sua auto-estima e aprendizagem.






fonte:www.engenhodeideias.com.br